Placeholder

A Memória e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Investimento:
Conteúdo online + material impresso R$ 72,00
Somente conteúdo online R$ 63,00

Limpar seleção

Descrição do curso

Público-alvo: Professores, gestores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais ligados à Educação.

Carga horária: 60h

Investimento:
Conteúdo online + material impresso R$ 72,00
Somente conteúdo online R$ 63,00

Objetivos

  • Avaliar a emoção e sua relação com o registro da memória no ato de educar.
  • Compreender os conceitos da teoria da inteligência multifocal e a do autofluxo da energia psíquica.

Conteúdo Programático

– Como o educador fascinante entende a memória.

A função da emoção no registro e no acesso à memória.

Metodologia

Os cursos oferecidos na metodologia do ensino a distância serão realizados com base no estudo do material didático impresso e material complementar oferecido pela tutoria via ambiente Virtual de Aprendizagem.

A metodologia respeita o ritmo do aluno, considerando a duração prevista do Curso, seu desempenho e seu compromisso pessoal.

O material didático favorece a construção do conhecimento, facilitando o processo de autoaprendizagem, conduzindo à autonomia intelectual, possibilitando a comunicação bidirecional entre tutor e aluno.

Referências (parcial)

CURY, Augusto J. O código da inteligência: guia de estudo. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2009.

_____. O código da inteligência: a formação de mentes brilhantes e a busca pela excelência emocional e profi ssional. 8. ed. Rio de Janeiro: Ediouro/Thomas Nelson Brasil, 2008.

_____. Mentes brilhantes, mentes treinadas: desvendando o fascinante mundo da mente humana. 2. ed. São Paulo: Academia de Inteligência, 2010.

_____. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

_____. Inteligência multifocal: análise da construção dos pensamentos e da formação de pensadores. 8. ed. São Paulo: Cultura, 2006.

DEMO, Pedro. Saber pensar. 3. ed. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2002.

FANTE, Cleodelice. O fenômeno bullying e suas consequências psicológicas. São José do Rio Preto, São Paulo: Ativa, 2002.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

_____. Pedagogia da autonomia: saber necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

MACHADO, Luiz. Superinteligência. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

ZARIFIAN, Philippe. O modelo da competência: trajetória histórica, desafi os atuais e propostas. Tradução Eric Roland René Heneault. São Paulo: SENAC, 2003.