Descrição do curso
Público alvo: Professores, gestores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais ligados à Educação.
Carga horária: 60h
Investimento:
Conteúdo online + material impresso R$ 72,00
Somente conteúdo online R$ 63,00
Objetivos
Conhecer o contexto da avaliação na evolução histórica da Educação e a classificação tradicional da avaliação. Compreender a avaliação na perspectiva jesuítica (século XVI) e comeniana (século XVII). Identificar a avaliação como reflexo da atuação do professor. Compreender a avaliação diagnóstica na perspectiva de Luckesi, avaliação mediadora na perspectiva de Hoffmann e a avaliação diagnóstico-mediadora como eixo metodológico da Aceleração da Aprendizagem e discutir critérios para a avaliação diagnóstico-mediadora.
Conteúdo Programático
Concepções Teóricas
- Avaliação do Aluno como Reflexo da Atuação do Professor
- Classificação conforme Finalidades
- Instrumentos de Verificação da Aprendizagem
- Diagnóstico Constante da Situação do Aluno
- Replanejamento de Ações
- Mediação do Professor para Sanar Dificuldades
- Avaliação, Mediação e Progressão do Aluno
Metodologia
Os cursos oferecidos na metodologia do ensino a distância serão realizados com base no estudo do material didático impresso e material complementar oferecido pela tutoria via ambiente Virtual de Aprendizagem.
A metodologia respeita o ritmo do aluno, considerando a duração prevista do Curso, seu desempenho e seu compromisso pessoal.
O material didático favorece a construção do conhecimento, facilitando o processo de autoaprendizagem, conduzindo à autonomia intelectual, possibilitando a comunicação bidirecional entre tutor e aluno.