Descrição do curso
Público alvo: Professores e estudantes da área e demais profissionais interessados no tema.
Carga horária: 60h
Investimento:
Conteúdo online + material impresso R$ 125,00
Somente conteúdo online R$ 110,00
Objetivos
Identificar o bullying como risco à integridade física e emocional das vítimas e dos agressores, bom como propor estratégias de prevenção e combate.
Conteúdo Programático
- O que é bullying
- Cyberbullying – a perversidade virtual
- (Cyber)bullying – Prevenção
- Como prevenir
- (Cyber)bullying – Combate
- Como combater
- Estudo de Caso
Metodologia
Os cursos oferecidos na metodologia do ensino a distância serão realizados com base no estudo do material didático impresso e material complementar oferecido pela tutoria via ambiente Virtual de Aprendizagem.
A metodologia respeita o ritmo do aluno, considerando a duração prevista do Curso, seu desempenho e seu compromisso pessoal.
O material didático favorece a construção do conhecimento, facilitando o processo de autoaprendizagem, conduzindo à autonomia intelectual, possibilitando a comunicação bidirecional entre tutor e aluno.
Bibliografia (parcial)
ABRAPIA. Programas de Redução do Comportamento Agressivo Entre Estudantes, 2007. Disponível em: http://www.bullying.com.br/BPrograma11.htm. Acesso em: 09/11/2007.
COLOVINI, Cristian Ericksson; COSTA, Mara Regina Nieckel da. O fenómeno bullying na percepção dos professores. Disponível em: http://www.diganaoaobullying.com.br/secao_recursos/recursos/ulbra.pdf. Acesso em 7 de novembro de 2007.
FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2. ed. Campinas, SP: Verus Editora, 2005.
PALACIOS, Marisa; REGO, Sergio. Bullying: mais uma epidemia invisível? In: Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 30, n.1, 2006.
UNESCO. Primer estudio internacional comparativo sobre lenguaje, matemática y fatores asociados en tercero y cuarto grado. Santiago, Chile, 1998. http://www.bullying.com.br/