Descrição do curso
Público alvo: Professores, gestores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais ligados à Educação.
Carga horária: 60h
Investimento:
Conteúdo online + material impresso R$ 72,00
Somente conteúdo online R$ 63,00
Objetivos
Desenvolver no educador o hábito de trabalhar sua emoção e do aluno, cruzando suas histórias visando educar para a vida.
Conteúdo Programático
- As correções e as intervenções.
- O ambiente afetivo-emocional.
- A crítica.
- O controle emocional do educador.
- Entendendo as motivações das atitudes dos alunos.
Metodologia
Os cursos oferecidos na metodologia do ensino a distância serão realizados com base no estudo do material didático impresso e material complementar oferecido pela tutoria via ambiente Virtual de Aprendizagem.
A metodologia respeita o ritmo do aluno, considerando a duração prevista do Curso, seu desempenho e seu compromisso pessoal.
O material didático favorece a construção do conhecimento, facilitando o processo de autoaprendizagem, conduzindo à autonomia intelectual, possibilitando a comunicação bidirecional entre tutor e aluno.
Bibliografia (parcial)
CARDOSO, Maria Angélica; LARA, ÂNGELA Mara de Barros. A escola conservadora. Disponível em: http:www.pugar.br/eventos/educare/ educare2009/anais/pdf/1929.pdf.
CURY, Augusto J. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
_____. Inteligência multifocal: análise da construção dos pensamentos e da formação de pensadores. 8. ed. São Paulo: Cultura, 2006.
DEMO, Pedro. LA TAILLE, Yves de; HOFFMANN, Jussaa. Grande pensamento em Educação: o desafio da aprendizagem, da formação moral e da avaliação. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2008.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
_____. Pedagogia da autonomia: saber necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
MENEZES, Elenezer T. de. SANTOS, Thais H. dos. Temas transversais. Dicionário interativo da educação brasileira. São Paulo: Midiamix. Disponivel em: http://www.educabrasil.com.br/ed/dic/dicionario.asp?id=60. Acesso em 2. jan. 2011.
PINTO, Zeraldo A. Uma professora muito maluquinha. 2. ed. São Paulo: Melhoramento, 2009.