Descrição do curso
Objetivo: o curso discute as características do currículo para a educação no Ensino Fundamental, identificar as diferentes fases do currículo e sua relação com a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental, reconhecer as atuais políticas públicas e curriculares, identificar o conceito de trabalho pedagógico, tendo em vista a organização e os agentes do processo.
Público Alvo: Professores, gestores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais ligados à Educação
Carga Horária: 120 h/a
Investimento:
Conteúdo online + material impresso R$ 126,00
Somente conteúdo online R$ 110,00
Conteúdo Programático
- Concepção de Currículo
- Fases do Currículo e suas Inter-Relações
- Características do Currículo para a Educação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- O Currículo e o Planejamento Pedagógico
- Do Currículo Prescrito à Prática Pedagógica
- Os Parâmetros Curric. Nacionais e a Prát. Pedagógica nos Anos Iniciais do Ens. Fundamental
- Conceito: Trabalho Pedagógico
- O Papel da Didática e das Metodologias no Processo Pedagógico
- Conceito, Princípios e Elementos Estruturantes do Planejamento
- Tipos de Planejamento
- Os Projetos Educativos
- Metodologia de Trabalho para Elaboração de Projetos: A Problematização da Prática Educativa
- Modalidades e Funções da Avaliação
- A Avaliação Formal e a Avaliação Informal
- A Avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: O Processo de Observação, Registro, Reflexão e Intervenção Pedagógica
- Procedimentos e Instrumentos de Avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental