spea

Estudando Plantas e Animais

Investimento:
Conteúdo online + material impresso R$ 41,00
Somente conteúdo online R$ 36,00

Limpar seleção

Descrição do curso

Público-alvo: Professores do Ensino Fundamental atuantes na área e profissionais interessados no ensino de Ciências Naturais.

Carga horária: 35h

Investimento:
Conteúdo online + material impresso R$ 41,00
Somente conteúdo online R$ 36,00

Objetivos

Analisar conceitos e sugestões de atividades essenciais ao estudo das plantas nos anos iniciais do Ensino Fundamental; analisar conceitos e sugestões de atividades para o estudo dos animais nos anos iniciais do Ensino Fundamental; identificar relações entre plantas, animais e ambiente e analisar sugestões de atividades adequadas para o seu estudo; avaliar a própria prática educativa em relação aos conteúdos estudados; analisar conteúdos e sugestões de atividades para o desenvolvimento do estudo do corpo humano; avaliar a própria prática em relação ao tema e propor atividades de educação sexual.

Conteúdo Programático

– Estudando plantas e animais

– Estudando o corpo humano

– O estudo das plantas

– O estudo dos animais

– As relações entre plantas, animais e ambiente

– Estudando o corpo humano

Metodologia

Os cursos oferecidos na metodologia do ensino a distância serão realizados com base no estudo do material didático impresso e material complementar oferecido pela tutoria via ambiente Virtual de Aprendizagem.

A metodologia respeita o ritmo do aluno, considerando a duração prevista do Curso, seu desempenho e seu compromisso pessoal.

O material didático favorece a construção do conhecimento, facilitando o processo de autoaprendizagem, conduzindo à autonomia intelectual, possibilitando a comunicação bidirecional entre tutor e aluno.

Referências (parcial)

Antunes, Celso. Ciências e didática. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010. Coleção: Como Bem Ensinar.

Brasil. Pensar o ambiente: bases filosóficas para a Educação Ambiental. Organização: Isabel Cristina Moura De Carvalho, Mauro Grün E Rachel Trajber. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2006. (Coleção Educação Para Todos; V. 26).

Coelho, Geslie; Andreotti , Minam. Ciências Naturais – 1a série. 2. ed. Moderna, 2004. (Coleção: Projeto

Presente).

Geraldo, Antonio Carlos Hildalgo. Didatica de Ciências Naturais na perspectiva – histórico-crítica. Autores

Associados, 2009. (Coleção Formação De Professores)PEREIRA, Nilton Salgado. Terra; planeta poluído (engenharia ambiental). Porto Alegre: SAGRA, [19- ].

Pozo, Juan Ignacio; Crespo, Miguei Angei Gomez. A aprendizagem e o ensino de Ciências. Tradutor: Freitas, Naila. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.