Descrição do curso
Objetivo: contribuir para o desenvolvimento e ampliação dos conhecimentos referentes ao ensino das Ciências, fornecendo-lhe base teórica e instrumental que o auxilie no conhecimento das abordagens diversas das tendências das Ciências.
Público Alvo: Professores do Ensino Fundamental, atuantes na área e profissionais interessados no ensino de Ciências Naturais.
Carga Horária: 150 h/a
Investimento:
Conteúdo online + material impresso R$ 156,00
Somente conteúdo online R$ 136,00
Conteúdo Programático
- A Pedagogia Dialógica e Libertadora de Paulo Freire
- A epistemologia histórico-crítica de Gaston Bachelard
- Cultura científica e universo escolar
- Abordagem histórica no ensino de ciências
- Pressupostos para a utilização da história da ciência no ensino de ciências
- Críticas à Utilização da História da Ciência no Ensino
- Ciência e Cultura
- Física e Cultura no Contexto Social
- O resgate de experimentos históricos
- Experimentos Históricos: em Busca de uma Caracterização
- Aspectos que envolvem a reconstituição de um experimento histórico
- Gendankenexperiment: as experiências de pensamento
- Um Exemplo de Experiência de Pensamento