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O Ensino da Língua Portuguesa: Alfabetização e Letramento.

Investimento:
Conteúdo online + material impresso R$ 112,00
Somente conteúdo online R$ 98,00

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Descrição do curso

Público alvo: Educadores, estudantes e demais profissionais com interesse na estrutura da língua escrita.

Carga horária: 100h

Investimento:
Conteúdo online + material impresso R$ 112,00
Somente conteúdo online R$ 98,00

Objetivos

Aprofundar os conhecimentos teóricos, sociológicos e psicológicos relativos ao ensino da Língua Portuguesa e as práticas de letramento, ampliar concepções de linguagem, de alfabetização e de letramento, relacionando-as a práticas sociais na sociedade letrada e conceituar gêneros textuais.

Conteúdo Programático

- Linguagem, Alfabetização e Letramento: Concepções e Práticas

- Concepções de Linguagem, de Leitura e de Escrita

- Alfabetização e Letramento: Concepções e Práticas

- Organização do Ambiente Letrado

- Gêneros Textuais e Formação de Leitores e Produtores de Texto

- Texto, Discursos e Gêneros Textuais

- Práticas de Leitura e de Escrita a Partir de Gêneros Textuais Diversificados

- Alternativas para o Trabalho com a Leitura e a Escrita no Cotidiano das Salas de Aula e em Outros Ambientes de Aprendizagem.

- Tendências Atuais do Ensino da Língua Portuguesa

- A Pesquisa como Recurso de Aprendizagem: a Investigação na Sala de Aula

- Gramática Aplicada ao Texto

- Domínio do Sistema Gráfico e Sistematização do Código: Convenções Ortográficas

- O Ensino da Língua em Diversas Linguagens

- Prática Docente no Ensino da Língua Portuguesa

- Transposição Didática e Ensino da Língua Portuguesa

- Interdisciplinaridade e Ensino da Língua Portuguesa

- Seleção de Conteúdos e de Textos

Metodologia

Os cursos oferecidos na metodologia do ensino a distância serão realizados com base no estudo do material didático impresso e material complementar oferecido pela tutoria via ambiente Virtual de Aprendizagem.

A metodologia respeita o ritmo do aluno, considerando a duração prevista do Curso, seu desempenho e seu compromisso pessoal.

O material didático favorece a construção do conhecimento, facilitando o processo de autoaprendizagem, conduzindo à autonomia intelectual, possibilitando a comunicação bidirecional entre tutor e aluno.

Bibliografia (parcial)

ALMEIDA, L. B. C. Texto midiático que não vai à escola não se torna cidadão. Disponível em: http://www.adtevento. com.br/intercom/2007/resumos/R0760-1.pdf. Acesso em: 15 maio 2010.

CHAVES, Laura Cristina Peixoto. Didática da alfabetização: da teoria à prática. Blumenau: Nova Letra, 2006.

BORDONI, T. Uma postura interdisciplinar. s/d. Disponível em: http://www.forumeducacao.hpg.ig.com.br/textos/textos/ didat_7.htm. Acesso em: 18 maio 2010.

FARIA, Ana L. G. e MELLO, Suely A. (Org.). Linguagens Infantis: outras formas de leitura. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2005.

SEEDF. Proposta Pedagógica do Bloco Inicial de Alfabetização. Organização: Edileuza Fernandes da Silva, 2006.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento na Educação Infantil. Revista Pátio, julho/outubro 2009.