oedma

O Estudo do Meio Ambiente

Investimento:
Conteúdo online + material impresso R$ 41,00
Somente conteúdo online R$ 36,00

Limpar seleção

Descrição do curso

Público-alvo: Professores do Ensino Fundamental atuantes na área e profissionais interessados no ensino de Ciências Naturais.

Carga horária: 30h

Investimento:
Conteúdo online + material impresso R$ 41,00
Somente conteúdo online R$ 36,00

Objetivos

Identificar os conceitos básicos de Ciências Naturais desenvolvidos por meio de observação e analisar sugestões de atividades para observação de objetos e coisas; analisar sugestões de atividades para o estudo do meio ambiente; analisar conceitos e sugestões de atividades para o desenvolvimento do estudo da origem, conceito, componentes e tipos de solo e analisar conceitos para o desenvolvimento do estudo sobre a exploração, as condições de fertilidade, a conservação e erosão do solo.

Conteúdo Programático

– Observando o meio ambiente

– Observação de objetos e coisas no 2o e 3o ano

– O estudo do meio ambiente

– Estudando o solo

– Solo – origem, conceito, componentes e tipos

– Solo – exploração, condições de fertilidade, conservação e erosão

Metodologia

Os cursos oferecidos na metodologia do ensino a distância serão realizados com base no estudo do material didático impresso e material complementar oferecido pela tutoria via ambiente Virtual de Aprendizagem.

A metodologia respeita o ritmo do aluno, considerando a duração prevista do Curso, seu desempenho e seu compromisso pessoal.

O material didático favorece a construção do conhecimento, facilitando o processo de autoaprendizagem, conduzindo à autonomia intelectual, possibilitando a comunicação bidirecional entre tutor e aluno.

Referências (parcial)

Antunes, Celso. Ciências e didática. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010. Coleção: Como Bem Ensinar.Castro, A. Castro, A. D.; Carvalho , A. M. P. (Orgs.) Ensinar a ensinar. São Paulo: Pioneira, 2001.

Foreman , Julie; Ward, Heilen; Hewlett, Claire; Roden, Judith. Ensino de Ciências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Geraldo, Antonio Carlos Hildalgo. Didatica de Ciências Naturais na perspectiva – histórico-crítica. Autores

Associados, 2009. (Coleção Formação De Professores)

PEDERSOLI, José Luís et al. Estudando ciências; ar, água, solo. Belo Horizonte: Ed. Lê, [19-].