Descrição do curso
Objetivo: estimular o professor a combinar descoberta e aplicação, compreensão e prática, interesse e esforço aos conteúdos de Matemática, numa sequência lógica dos processos e recursos adequando-os a cada faixa etária.
Público-Alvo: Professores do Ensino Fundamental, atuantes na área e profissionais interessados em conhecer a prática do ensino da Matemática.
Carga Horária: 200 h/a
Investimento:
Conteúdo online + material impresso R$ 199,00
Somente conteúdo online R$ 174,00
Conteúdo Programático
- Os Paradigmas que Nortearam o Processo de Aprendizagem e Ensino da Matemática ao Longo da História
- Os Movimentos de Renovação do Ensino da Matemática no Brasil e no Mundo
- A Relação Teoria e Prática na Educação Matemática
- As Tendências de Pesquisa e Tendências Metodológicas
- Os Referenciais Curriculares Nacionais e a Ideia de Currículo em rede e Currículo em Especial no Ensino da Matemática
- As Contribuições da Psicologia Cognitiva à Educação Matemática
- O Professor como Mediador da Aprendizagem
- Objetos Mediadores da Aprendizagem
- Os Objetos Culturais como Mediadores da Aprendizagem Matemática
- A Mediação como Processo Facilitador da Inclusão
- Avaliação Comprometida com o Processo de Ensino-Aprendizagem do Aluno
- O Papel do erro na Avaliação em Educação Matemática
- Alternativas de Avaliação em Educação Matemática
- Flexibilização Curricular no Processo de Inclusão
- O Matemático, o Educador Matemático e suas Respectivas Áreas de Atuação
- A Evolução da Pesquisa em Educação Matemática